segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Entendendo a depressão e procurando a cura!

Olá! Primeiramente quero desejar que tenhamos uma semana próspera, abençoada e muito FELIZ em NOME DE JESUS!

Hoje resolvi falar sobre a depressão, por ser um assunto que conheço bem até demais, mas principalmente, por notícias que chegaram ao meu conhecimento:
Semana passada, fui informada que um menino de 14 anos cometeu suicídio. Ontem, recebi a notícia que uma menina lindíssima de 22 anos também resolveu tirar a própria vida!

A minha visão sobre a depressão:

Na minha vida, a depressão se manifestou muito cedo. Era um sentimento generalizado de tristeza. Era uma tristeza tão recorrente e persistente, que parecia já ser parte da minha natureza. Lar desestruturado, brigas constantes, uma rejeição declarada por parte de alguém que na teoria deveria me amar incondicionalmente, levaram-me a muitas dificuldades emocionais. Conseguia conviver com essa tristeza, mas ela abriu caminho para outros problemas: fuga da realidade, distanciamento das pessoas, agressividade, insegurança, certeza de que não havia solução pra minha vida, sensação de fim de linha, cansaço, desmotivação, abatimento na alma, derrota... 
Esse agravamento culminou com os fatos que já descrevi em meu testemunho pessoal.

          Dizem que pessoas otimistas enchergam um copo com água pela metade, meio cheio; e as pessoas pessimistas enchergam o mesmo copo meio vazio. É por aí! Meu foco na maioria das vezes se voltava para o problema. O deprimido tem uma tendência a notar defeitos e minimizar, ou nem enxergar as virtudes.
Parece que seus olhos não enchergam o todo, apenas a parte problemática da questão! Talvez por ser muito voltada pra resultados, isso até me ajudou algumas vezes, porque o problema oculto aos outros era límpido pra mim.
Assim, conseguia ter visão de causa e efeito, conduzindo situações problema pra soluções! É claro que soluções para o problema dos outros, das empresas que trabalhei ou grupos que supervisionei porque para os meus próprios problemas ... afffffffffff!

É o que diz a Bíblia: Se teus olhos forem maus  todo o teu corpo estará em trevas.
Mateus 6.22
Meu corpo estava em trevas!!!
Decidi me tratar com psicólogos e psiquiatras. Era estranho pois ao mesmo tempo que não acreditava em solução pra mim, desejava ardentemente ficar curada. Compreendia que estava doente e que como doente precisava de médico, de remédio, de cura!
Há ainda hoje, muito preconceito quando se fala de psiquiatria, antidepressivos e afins...
Mas mesmo assim resolvi buscar ajuda especializada.
Fiz vários tratamentos com remédios: limbitrol, amytril, alprazolam... mas nunca levei nenhum deles a sério.
Eu dizia: Não vou me viciar em remédios. Não quero me curar de uma doença e adquirir outra.
Hoje sei que isso é ignorância pois remédios bem administrados podem fazer muito por um doente.
Mas eu nunca terminei os tratamentos o que certamente ajudou a agravar meu estado!

Quando recebo notícias como as que recebi, sinto uma responsabilidade. Tem muita gente morrendo por depressão, e eu estou viva. Poderia ser mais uma nas estatísticas mas estou aqui!

Caminhos para a cura da depressão:

Não existe um caminho único pra se vencer a depressão.

1º Preciso entender e aceitar que estou doente e que preciso de ajuda médica especializada.

2º Preciso aceitar a ajuda de minha família ou de quem quer que esteja disposto a me ajudar. E se não tem ninguém, devo entender que eu sou responsável ÚNICA por minha felicidade.

3º Preciso aceitar que não sou a única no mundo com essa doença e que já sou vencedora pelo simples fato de querer a cura.

4º Preciso fechar olhos e ouvidos para os maledicentes que dizem que depressão se cura com um tanque de roupas pra lavar.

5º Preciso ignorar a ignorância alheia. Se eles soubessem todas as respostas, eles não teriam nenhum problema. E cá entre nós, nós sabemos que problemas todo mundo tem!

6º Preciso ter certeza que crise depressiva é fase. Ela não é pra sempre e que há coisas maravilhosas que ainda não experimentei.

7º Precioso dizer sim pra VIDA e NÃO PRA MORTE.

8º Preciso mudar o foco do meu olhar. Quando me sentir tentado a olhar as dificuldades, os defeitos, o mal, devo parar e mudar o fluxo de meus pensamentos para as conquistas que terei quando ultrapassar as dificuldades.

9º Preciso estar perto de pessoas que julgo felizes. Sabe por quê? Porque isolamento mata. O ser humano é um ser social. Precisamos de gente e se é pra estar perto de gente, que seja gente feliz!
Ficará claro pra nós que pessoas felizes também tem problemas, mas elas olham as situações de maneira diferente da nossa.

10º Preciso ajudar alguém! Quando eu tiro o meu olhar do meu problema e me concentro no problema de outra pessoa, eu exerço o Amor. Nenhuma força no UNIVERSO é mais poderosa que o amor! Ame-se da forma que você está. Ame, ame, ame e ame muito. A tudo e a todos. Se não sente amor, diga eu amo, eu amo, eu amo... em algum momento isso vai ser real pois o ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus e Deus é AMOR essencialmente! Só precisa entender isso!

11º Faça aquilo que gosta de fazer. E se já não vê graça em nada, se obrigue a tomar banho de sol. Está científicamente comprovado que 15 minutos de sol ajuda no combate a depressão. De preferência pelo sol da manhã e/ou após às 16h.

12º Ouça música. Mesmo nas horas em que quer ficar isolado, ligue seu rádio ou MP tudo e deixe o som rolar... Pop, sertanejo, ghospel. Música é uma ótima companhia.

Pensou que eu não fosse falar de Deus?! Enganou-se rsrsrs.

Deus tem papel fundamental em qualquer processo de cura na vida do homem. Ele é o criador e não adianta bater o pé e colocar Deus contra a parede dizendo que se Ele existisse e fosse justo você não estaria doente.
Realmente acontecem coisas que só Ele sabe o por que e o pra que. Também me vi cercada por circunstâncias que não haviam sido criadas por mim. Adoeci por não saber lidar com os problemas que no fundo nem eram meus.
Explico: eu não criei muitas situações pelas quais passei, fui fruto delas. 
Cansei de dizer que Deus era injusto. Eu me irava contra Ele!
Mas entendi que TUDO, por mais difícil que seja, tem um propósito.
Como eu estaria conversando com você sobre depressão, se não tivesse passado por ela?! Entende?!
Contra Força não há resistência. Já ouviram isso?! E Deus não é apenas Força, é Poder! Como me voltar contra Ele e ficar de pé?! Tive que entender e aceitar que Ele é mais forte que eu. Ele é maior que eu. Ele é Deus.
Dizer pra você que entendo Deus 100% seria muita pretensão de minha parte. Não entendo os métodos que Ele usa! Não entendo mesmo! Mas entendo que sempre há fim proveitoso naquilo que Ele faz.
Escute o que estou te dizendo: Depressão, bem como outras difculdades da vida te levam a fazer 1 escolha: Ou você se levanta, luta, vence e passa a viver uma vida plena em Deus ou você se entrega, desiste, morre, e vai pro inferno onde o sofrimento é infinitamente maior do que o que a gente sente no auge das crises depressivas!

Eu não pretendo sofrer mais na outra vida do que já sofri aqui!

Eu quero receber vida e vida abundante não apenas na Terra mas também no céu!
Estou aqui digitando sobre momentos que dilaceraram meu coração, mas hoje eu posso dizer que eu estou passando... Gente, é todo dia!

 
Tenho um tio que talvez seja a pessoa mais inteligente que conheço. Apesar de toda a sua inteligencia, ele nunca quis saber de Jesus, ou de coisas espirituais. Ele está muito doente e não há nada em que se apoiar. É uma necessidade humana ter algum tipo de apoio, seja ele de pessoas, de bens, de crenças...
Recentemente fui evangelizá-lo e direcionei o evangelismo para o lado racional. Fui bem clara:
"Tio, você é uma das pessoas mais inteligentes que conheço. Estou aqui pra orar por você e dizer que existe sim um Deus. Dizer que Ele tem um filho chamado Jesus Cristo e que Ele dá salvação àqueles que Nele creem. Dê-me um motivo racional pra não dar uma oportunidade de conhecer Jesus?"
Meu tio respondeu que cria que poderia ficar bom! Isso é ótimo mas o maior tesouro que recebemos quando encontramos Jesus, não são bens materiais, ou até mesmo curas. Que ele cura, é fato! Mas o melhor de Jesus é a Salvação que Ele nos dá. E como consequencia desta salvação, uma Paz que excede ao nosso entendimento.

Querido (a) Não desista! Se você quiser, você pode superar a depressão ou qualquer outra dificuldade. Poderá fazer isso sozinho através de uma vontade de ferro ou poderá contar com Jesus que está oferecendo a você a oportunidade de trocar o seu fardo pesado pelo fardo Dele que é leve!
Posso te garantir, com apoio de Jesus é muito melhor!
Vamos cantar com Padre Fábio de Melo:

Com muito amor;

Gracianny da Silva Ferreira.













2 comentários:

Pillar disse...

ohhhhhhhh Gracy muito lindo o testemunho parece de mais com a minha história e um acontecimento vai puxando o outro e o outro até quando vc atinge o limite e se dá contas que não tem mais pra onde fugir.....Eu to começando a árdua batalha agora e espero que Deus me ajude a me tornar vitoriosa como vc !!!!!!!! Só pelo fato de vc estar perto de mim existir na minha vida agente tem a certeza de que Deus existe!!!!!!Muito obrigada por tudo que deus te cubra cada vez mais de BENÇÂOS e Vitórias.....
Bjussssssss AMIGAAAAA!!!!!!!
TE AMOOOOOOO!!!!!!!!!!
Pilar Claverie

Pillar disse...

ohhhhhhhh Gracy muito lindo o testemunho parece de mais com a minha história e um acontecimento vai puxando o outro e o outro até quando vc atinge o limite e se dá contas que não tem mais pra onde fugir.....Eu to começando a árdua batalha agora e espero que Deus me ajude a me tornar vitoriosa como vc !!!!!!!! Só pelo fato de vc estar perto de mim existir na minha vida agente tem a certeza de que Deus existe!!!!!!Muito obrigada por tudo que deus te cubra cada vez mais de BENÇÂOS e Vitórias.....
Bjussssssss AMIGAAAAA!!!!!!!
TE AMOOOOOOO!!!!!!!!!!
Pilar Claverie